A Defesa Civil de Extremoz tem sido incansável no amparo à população. O clima seco, as ondas de calor intensas, os fortes ventos e a vegetação seca tem favorecido as ocorrências de incêndios em áreas de vegetação.
Conforme a Defesa Civil de Extremoz, só nos últimos 15 dias foram registradas oito ocorrências em áreas distintas do município. A ação rápida da equipe municipal vem minimizando os transtornos, porém a Defesa Civil de Extremoz alerta à população que evite a prática de atear fogo, o momento é favorável para a perca do controle do fogo ocasionando incêndios altamente destrutivos, levando a danos ao meio ambiente, a saúde humana bem como ao patrimônio.
A Defesa Civil alerta aos munícipes que colocar fogo em um terreno, mesmo quando dentro de propriedade particular, pode ser considerado crime. Isto porque são jogados na atmosfera resíduos dos materiais queimados, causando poluição e possíveis danos à saúde humana, o que é punido pela Lei de Crimes Ambientais – Lei Federal nº 9.605/1998, que prevê punição que pode ser de multa e detenção de 6 meses a um ano. Além disso, colocar fogo em lotes e terrenos baldios também é crime com punição no código penal.
As queimadas representam um grave risco ao meio ambiente e a saúde pública, um dos sérios riscos são a diminuição da visibilidade nas rodovias e estradas devido a cortina de fumaça.
FIQUE ALERTA:
- As queimadas emitem gases tóxicos que prejudicam o meio ambiente e a saúde humana, causando problemas no sistema respiratório e desordens cardiovasculares;
- Não faça queimada para limpeza de terreno ou para destruição de lixo, optando sempre pelo descarte no lugar indicado;
- Não jogue cigarros ou fósforos acesos às margens de rodovias;
- Incêndios florestais podem causar interrupção no transporte público, na distribuição de energia elétrica e nas redes de comunicação.
Denuncie essa prática criminosa pelos telefones 190, 192 ou 193. Ao registrar a ocorrência o Cidadão pode descrever o fato e solicitar a Defesa Civil Municipal.
O trabalho não para, conheça mais do trabalho da Defesa Civil de Extremoz acessando a página no Instagram @defesacivilextremoz