O vice-prefeito de Extremoz, Izidoro Filho participou na manhã desta quinta-feira (13), do I Workshop de Eficiência Energética, Transformação e Capacitação para apresentar oportunidades de economia de energia, organizado pela Neoenergia Cosern. O evento foi organizado em parceria com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Associações e Consórcios municipais e também contou com a presença de representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
No total, 86 representantes dos municípios do RN, além do presidente da FEMURN, Anteomar Pereira (Babá), conheceram as oportunidades de participação no Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os detalhes e prazos dos editais de cultura, esporte e saúde do Instituto Neoenergia, os canais de atendimento do Poder Público e os principais investimentos da Neoenergia Cosern previstos para o sistema elétrico potiguar até 2027.
“Assinamos um Protocolo de Intenções para reforçar nosso compromisso com o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Rio Grande do Norte. Nosso objetivo é reforçar cada vez mais o relacionamento com prefeitos e prefeitas, principalmente com aqueles que acabaram de assumir seus mandatos em janeiro e que já sabem da importância da energia elétrica no desenvolvimento das cidades”, ressalta Fabiana Lopes, diretora presidente da Neoenergia Cosern.
A superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Mascarenhas, apresentou o edital de Projetos da Chamada Pública de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern que será aberta em outubro e ressaltou a importância da economia de energia no orçamento municipal. “É muito importante que os gestores municipais despertem para a importância dessas ações, que representam economia no orçamento com a redução das contas de energia, aumentam a sensação de segurança nas ruas com a substituição de lâmpada de iluminação pública ineficientes por LED, entre outras sugestões que foram apresentadas de como eles podem atuar para essa redução”, esclareceu Ana Mascarenhas.