O mês de outubro é marcado pela cor rosa, em referência à campanha de conscientização sobre o câncer de mama, realizada anualmente. O objetivo é informar sobre a importância da prevenção, detecção precoce e tratamento da doença.
A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizará atividades ao longo desta semana na Policlínica da cidade, reforçando ainda mais a importância dessa campanha. As atividades começam sempre às 8h com a realização de mutirões de ultrassonografias, palestras e roda de conversas com a participação de ginecologistas e cardiologistas, além de relatos de sobrevivência ao câncer de mama com paciente convidada.
A Secretaria Municipal de Saúde de Extremoz está convidando as mulheres a participarem das atividades gratuitamente na Policlínica, localizada por trás da Câmara dos Vereadores e em frente ao Terminal de Ônibus da Guanabara. “A prevenção do câncer é uma luta diária, mas no mês de outubro é mais intensificado, pois todo mundo está voltado para a campanha. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância do diagnóstico precoce”, ressalta a secretária Mary Oliveira.
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame e demais exames das mamas são essenciais.
Confira abaixo a programação:
Segunda-feira (21/10) – A partir das 8h
Mutirão de ultrassonografias para quem já deu entrada na secretaria de Saúde.
Roda de conversa sobre prevenção do câncer de mama.
Terça-feira (22/10)
Palestra sobre a importância de apoio à saúde mental da mulher em tratamento oncológico.
Quarta-feira (23/10)
Bate-papo com ginecologista sobre como identificar e tratar o câncer de mama
Continuação do mutirão de ultrassonografia.
Quinta-feira (24/10)
Relato de sobrevivência ao câncer de mama, a vida continua!
Sexta-feira (25/10)
Bate-papo com cardiologista sobre os cuidados com a saúde do coração para as mulheres.
#prefeituradeextremoz