A Prefeitura de Extremoz, por meio da secretaria municipal de Saúde segue em constante monitoramento e alerta nos casos de doenças causadas por arbovirores no município. Aliado ao trabalho preventivo e de controle, começa nesta segunda-feira (19), a vacinação contra dengue em toda rede municipal de saúde. Inicialmente, o público alvo que será beneficiado com as doses do imunizante são crianças na faixa etária de 10 a 11 anos.
Para vacinar é necessário que os menores estejam acompanhados dos pais ou responsáveis legais e, ainda, a apresentação do cartão do SUS, cartão de vacina e comprovante de residência de Extremoz no nome do responsável que seja maior de idade.
A Prefeitura de Extremoz recebeu do Ministério da Saúde a primeira cota, com 2.032 doses. A secretaria orienta os pais e responsáveis pelas crianças de 10 e 11 anos a levá-las para serem vacinadas na Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa.
A secretária de Saúde, Mary Oliveira , ressalta a importância da vacinação como uma medida fundamental para prevenir a propagação da Dengue. No entanto, ela enfatiza que o cuidado com os quintais, especialmente a limpeza para evitar o acúmulo de água parada, é uma forma eficaz de combater o mosquito Aedes aegypti, que além da Dengue, também transmite a Zika e a Chikungunya.
O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose.
#prefeituradeextremoz #aquitemcuidado